Manutenção Do Sistema de Transmissão

O Que É Um Sistema de Transmissão?

O Sistema de Transmissão de um veículo é um conjunto de componentes que tem como principal objetivo levar a energia produzida pelo motor até as rodas. Outra função importante é regular o torque, ou seja, a força que vai para as rodas através da seleção das marchas.

O Que É Transmissão, caixa de câmbio ou caixa de marchas?

Uma Transmissão, caixa de câmbio ou caixa de marchas de um automóvel serve para dividir a rotação do motor para o diferencial ou diretamente para as rodas, de forma a transformar a potência do motor em força ou velocidade, dependendo da necessidade.

De uma forma geral e simplificada, quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a força e, quanto menor a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a velocidade.

Em suma, a cada marcha ou velocidade da caixa a proporção rotação do motor/rotação do eixo varia solidariamente. Normalmente esta proporção expressa-se tecnicamente por 10:1, 9:1, 1:1.05, 1:8 e assim por diante. Entende-se, portanto, que uma caixa de velocidade funciona como multiplicador de força e/ou velocidade do motor.

Quais as séries principais de Engrenagens em uma caixa de câmbio?

  • Árvore Primária: recebe do volante do motor a rotação do motor por intermédio da embreagem;
  • Árvore Intermediária: recebe o movimento da árvore primária e passa movimento à árvore secundária as respectivas mudanças;
  • Árvore secundária (de saída): transmite um submúltiplo dessa rotação ao eixo.

Quais São Os Tipos De Transmissão?

Câmbio Manual

O Câmbio Manual é um sistema de engrenagens com alavanca que permite ao condutor do automóvel trocá-las manualmente, em oposição ao sistema de câmbio automático, escolhendo a marcha mais apropriada para o deslocamento do veículo.

A Transmissão Manual, conhecida como Câmbio Manual, é um dispositivo que utiliza engrenagens para permitir ao condutor optar por maior ou menor velocidade e torque em função das condições de carga do veículo e do terreno em que trafega, de modo a obter maior eficiência em relação ao consumo de combustível e tempo de deslocamento.

Câmbio Semi-automático

O Câmbio Semi-automático, câmbio automatizado ou câmbio robotizado é um sistema que usa computadores e sensores para executar trocas de marchas, esse sistema foi projetado por montadoras de automóveis a fim de dar uma melhor experiência de dirigibilidade para os condutores, principalmente em cidades onde há a necessidade de uma grande troca de marchas pelo motorista.

Na realidade esses carros que usam “borboletas” nas trocas de marcha, o seus câmbios, como as Ferrari, que foi a pioneira em 1989, são mecânicos. O sistema é eletrônico, logo, são câmbios mecânicos com comando eletrônico de mudança.

Câmbio Automático

O Câmbio Automático é um sistema empregado em automóveis e motocicletas para troca de marchas realizada pelo sistema de transmissão do automóvel, que detecta a relação entre a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm) para decidir pela troca automática da marcha.

Desta forma, o sistema se propõe a manter a rotação do motor quase constante e o câmbio, automaticamente, faz a troca das marchas. Nos sistemas modernos com câmbio automático, a troca das marchas está quase imperceptível ao motorista.

Ao contrário do sistema de câmbio manual, onde se trabalha com engrenagens de tamanhos diferentes e engatadas individualmente, no câmbio automático utiliza-se o sistema de engrenagens planetárias. Elas possuem tamanhos diferentes, mas todas elas estão sempre engatadas entre si, a relação da força é dada de acordo com a ordem que essas engrenagens estão conectadas.

Transmissão Continuamente Variável (CVT)

Transmissão continuamente variável (em inglês: continuously variable transmission, CVT) é um tipo de transmissão que simula uma quantidade infinita de relações de marcha, uma vez que funciona com um sistema de duas polias de tamanhos diferentes interligadas por uma correia metálica de alta resistência, em vez de engrenagens com determinados tamanhos.

É também considerado um tipo de câmbio automático, apesar de seu funcionamento ser diferente. Atualmente usada em carros e pickups. Além da aceleração contínua, sem trancos, o que dá a impressão de que o carro nunca troca de marchas, o sistema CVT, proporciona economia de combustível em relação a todos os outros sistemas anteriores. Sejam sistemas automáticos ou manuais.

Caixa DSG

Caixa DSG (do inglês Direct Shift Gearbox), é uma caixa de câmbio (caixa de marchas) automatizada ou semi manual. A caixa de velocidades DSG dispõe de um módulo mecatrônico extremamente complexo, que controla um circuito hidráulico utilizado para a conexão das velocidades, todas elas sincronizadas.

O conceito desta caixa de velocidades deriva diretamente do automobilismo. Baseia-se na tecnologia de uma caixa de velocidades manual, fornecendo força e confiabilidade, e é operada por um sistema de gestão eletro-hidráulico, que proporciona a suavidade e o conforto semelhantes à uma caixa de câmbio automática.

Dupla Embreagem

Dupla Embreagem (DCT ou DSG) é um tipo de câmbio para carros que utiliza duas peças chamadas embreagem que permite trocas mais rápidas entre marchas em relação aos outros tipos de câmbio.

É muito utilizado em carros de alto desempenho, mas em teoria pode-se utilizar em qualquer tipo de carro. Este tipo de câmbio é muito parecido ao Câmbio Semiautomático (também chamado “câmbio automatizado”).

Transeixo

Transeixo é uma configuração de transmissão automotiva em que a caixa de marchas é instalada ao longo do eixo das rodas motrizes. Em muitos veículos de motor traseiro e motor central, estes são montados na transversal e empregam transeixo, similares a uma unidade de tração dianteira.

Outros usam um motor longitudinal e transeixo como da Ferrari Mondial de 1989 que usou um arranjo “T” com um motor longitudinal ligado a um transeixo transversal, projeto ao qual a empresa deu continuidade. Versões de tração dianteira de Audis modernos, a partir do A4 em diante, juntamente com suas marcas relacionadas com o grupo Volkswagen (que compartilham o mesmo layout de automóvel) também usam um layout similar, mas com o transeixos também montados longitudinalmente.

Sistema De Transmissão

O Que São Serviços De Reparos E Manutenções Do Sistema de Transmissão?

Serviços de Reparos e Manutenções Do Sistema de Transmissão consistem em restaurar o bom estado de funcionamento da transmissão do seu automóvel.

Fazemos correções ou melhoramos a condição de alguma peça danificada. Envolve verificar o mau funcionamento de uma determinada peça ou equipamento como um todo.

Pegamos o Sistema de Transmissão do seu carro que não está funcionando e consertamos, deixando-o melhor do que nunca! Veja todos os Serviços do Sistema de Transmissão.

Principais Componentes De Um Sistema De Transmissão

Quais Os Principais Componentes De Um Sistema De Transmissão?

O Sistema de Transmissão de um veículo conta com vários componentes que tem como principal objetivo, levar a energia produzida pelo motor até as rodas. Os principais componentes do Sistema De Transmissão são:

Reparos, Consertos, Manutenções E Check-Ups Do Sistema De Transmissão

Você está precisando de um serviço automotivo de qualidade?

Nós podemos te ajudar! Basta entrar em contato e agendar um orçamento gratuito!

Você está procurando outro serviço? Confira!

🔧 Sistema De Transmissão | Safety Car AutoCenter
Sistema de Transmissao

Fazemos Serviços de Reparos e Manutenções no Sistema De Transmissão em Foz do Iguaçu. Restauramos o bom funcionamento do seu automóvel, fazendo correções ou trocando as peças danificadas. O Sistema de Transmissão de um veículo é um conjunto de componentes que tem como principal objetivo levar a energia produzida pelo motor até as rodas. Outra função importante é regular o torque, ou seja, a força que vai para as rodas através da seleção das marchas.

Tipo de serviço: Reparos, Consertos, Manutenções e Check-ups Do Sistema de Transmissão em Foz do Iguaçu