Manutenção Do Sistema de Injeção Eletrônica

O Que é Um Sistema de Injeção Eletrônica?

O Sistema de Injeção Eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico do motor de um veículo automotor com motor a combustão. Sua utilização em larga escala se deve à necessidade de as indústrias de automóveis reduzirem o índice de emissão de gases poluentes.

Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estequiométrica (mistura ar/combustível). Isso se traduz em maior economia de combustível, já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada, e também melhora o desempenho do motor.

Tal economia e melhora do desempenho, pode ser compreendida facilmente. A injeção eletrônica substituiu o carburador e trouxe maior fidedignidade, permitindo que o ar a ser misturado com o combustível seja melhor dosado, evitando afogamentos e também que a quantidade de combustível seja suficiente, porém sem causar desperdícios para o motorista.

Em outras palavras, a injeção eletrônica consegue adaptar a mistura de ar e combustível adequada para cada etapa ou ciclo de rotação do motor.

O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e manda sinais para a Central de Injeção Eletrônica, também chamado de módulo de controle (ECM), que envia comandos para diversos atuadores espalhados em pontos estratégicos do motor.

Esse procedimento é efetuado varias vezes por minuto com base nos movimentos do virabrequim. Em média, cada verificação de sensores leva em torno de dois segundos.

Quais Os Tipos de Sistema de Injeção eletrônica?

Existem dois tipos de Sistema de Injeção eletrônica: o analógico, que é bem mais simples, e o digital, que permite determinadas atualizações através da atualização do software da central.

Injeção Eletrônica Analógica

O funcionamento do Sistema de Injeção Eletrônica Analógica é bem mais simples. A leitura e resposta são feitas diretamente nos sensores. Os sensores emitem sinais eletrônicos, que por sua vez, geram respostas automáticas. Uma única linha de comando é suficiente para liberar os impulsos elétricos.

Fazer a identificação de problemas nos sistemas de injeção eletrônica analógica é mais fácil (os sinais costumam ser evidentes). Porém, de forma diferente dos sistemas de injeção eletrônica digital, nos sistemas analógicos não é possível gerar relatórios.

Injeção Eletrônica Digital

O Sistema de Injeção Eletrônica Digital posui uma central de processamento, parecida com um computador. Tem saídas para sistemas de análise de dados. Através de um software, a leitura e a resposta às informações das quais depende o funcionamento do sistema são automatizadas.

Por meio de um scanner automotivo, o sistema de injeção eletrônica digital é capaz de gerar relatórios detalhados sobre as condições do motor. Outra vantagem é que o sistema de injeção eletrônica digital pode ser atualizado por meio da instalação de novas versões do software.

A atualização do software costuma ser feita durante a revisão do veículo e ajuda a otimizar ainda mais o desempenho do motor.

Porque é Importante Fazer a Manutenção Preventiva do Sistema de Injeção Eletrônica?

Nos automóveis que utilizam esse sistema, o proprietário deve optar pela manutenção preventiva, pois a manutenção corretiva é muito mais cara, em casos específicos.

Um exemplo: se o filtro de combustível não for trocado no período correto ele pode causar a queima da bomba de combustível, um componente que custa cerca de 800% a mais do que o filtro (no Brasil, um filtro custa em torno de 25 reais, e uma bomba, 200).

Para garantir um bom funcionamento do sistema e economizar leia o manual do automóvel e verifique as manutenções que devem ser efetuadas e o período correto para fazê-lo.

Outra característica interessante da manutenção do sistema de injeção eletrônica é a possibilidade de realizar reparo automotivo através de um sistema de diagnóstico avançado, com uso de osciloscópio automotivo.

Esse tipo de manutenção aufere maior acurácia diagnóstica, permitindo substituições pontuais de componentes danificados sem gastos desnecessários induzidos por erro humano.

Sistema de Injeção Eletrônica

O Que São Serviços De Reparos E Manutenções Do Sistema de Injeção Eletrônica?

Serviços de Reparos e Manutenções Do Sistema de Injeção Eletrônica consistem em restaurar o bom estado de funcionamento do Sistema de Injeção Eletrônica do seu automóvel.

Fazemos correções ou melhoramos a condição de alguma peça danificada. Envolve verificar o mau funcionamento de uma determinada peça ou equipamento como um todo.

Pegamos o Sistema de Injeção Eletrônica do seu carro que não está funcionando de forma adequada e consertamos, deixando-o melhor do que nunca! Veja todos os Serviços do Sistema de Injeção Eletrônica.

Principais Componentes De Um Sistema de Injecao Eletronica

Quais Os Principais Componentes De Um Sistema de Injeção Eletrônica?

Cada componente do Sistema de Injeção Eletrônica tem funções específicas. Os Sistema de Injeção Eletrônica são compostos por vários componentes, entre eles destacam-se:

Reparos, Consertos, Manutenções e Check-ups do Sistema de Injeção Eletrônica

Sensores

Os Sensores também são designados Transdutores de Entrada. São componentes que captam informações para a central, transformando movimentos, pressões, e outros, em sinais elétricos para que a central possa analisar e decidir qual estratégia seguir. Convertem às grandezas mecânicas em sinais elétricos. Os principais sensores são: Sensor de posição da borboleta de aceleração, Sensor temperatura no líquido do sistema de arrefecimento, Sensor temperatura ar, Sensor de pressão do coletor, Sensor de rotação, Sensor de detonação, Sensor Oxigênio ou Sonda Lambda e Sensor velocidade.

Central de Injeção Eletrônica

A Central de Injeção Eletrônica é um Módulo de Controle que recebe dos sensores as informações (sinais elétricos), correspondentes às grandezas físicas, processa esses sinais, e envia para os atuadores os sinais elétricos correspondentes às ações que os atuadores devem executar. Suas principais funções são: Monitoramento constante do desempenho das emissões, Supervisiona o funcionamento da bomba de combustível, Supervisiona o funcionamento do ventilador de arrefecimento do motor, Supervisiona o funcionamento do sistema de carregamento, Interage com o controlador de transmissão, Interage com o Sistema de ABS, Interage com o Sistema de tração, Interage com o Sistema de controle de estabilidade, Interage com o módulo de controle do corpo, Interage com o módulo de controle de temperatura e Interage com o módulo do sistema anti-roubo.

Atuadores

Os Atuadores também são designados Transductores de Saída. Os atuadores são componentes responsáveis pela atuação física, mudando a dinâmica do sistema. Convertem os sinais elétricos recebidos da Central Electrônica para grandezas físicas, correspondentes às ações mecânicas e/ou elétricas que devem executar. Os principais atuadores são: Injetores, Bobinas, Motor corretor de marcha lenta ou motor de passo, Bomba de combustível, Válvula purga canister, Eletroventilador de arrefecimento e Luz que monitora avarias do sistema.

Você está precisando de um serviço automotivo de qualidade?

Nós podemos te ajudar! Basta entrar em contato e agendar um orçamento gratuito!

Você está procurando outro serviço? Confira!

🔧 Sistema De Injeção Eletrônica | Safety Car AutoCenter
Sistema de Injecao Eletronica

Fazemos Serviços de Reparos e Manutenções no Sistema De Injeção Eletrônica em Foz do Iguaçu. Restauramos o bom funcionamento do seu automóvel, fazendo correções ou trocando as peças danificadas. O Sistema de Injeção Eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico do motor de um veículo automotor com motor a combustão. Sua utilização em larga escala se deve à necessidade de as indústrias de automóveis reduzirem o índice de emissão de gases poluentes.

Tipo de serviço: Reparos, Consertos, Manutenções e Check-ups Do Sistema de Injeção Eletrônica em Foz do Iguaçu